Reservatórios de Água

Reservatórios

Muitas vantagens

  • Flexibilidade;
  • Elasticidade;
  • Resistência Mecânica;
  • Melhor custo-benefício;
  • Durabilidade;
  • Curto prazo de falta d´água durante o tempo de aplicação;
  • Facilidade na Limpeza e Manutenção.

Impermeabilização de reservatórios com manta de PVC flexível

A perda de água tratada nas cidades brasileiras representa hoje um custo elevado, tanto monetário quanto social. Sabemos que o racionamento de água é um problema que afeta a todos, principalmente as classes menos favorecidas. Do ponto de vista de engenharia, a água perdida nos reservatórios e caixas d’água muitas vezes percolam de maneira indesejada reduzindo a vida útil das estruturas de sustentação da própria caixa ou edificações vizinhas. Assim sendo, o custo de recuperação estrutural se soma ao custo da água tratada que é perdida, aumentando o prejuízo para as empresas de Saneamento e Prefeituras Municipais.

Hoje, temos, no Brasil, uma solução inovadora que, muitas vezes, combate o problema rapidamente e de maneira definitiva: “Impermeabilização de reservatórios com manta de PVC flexível”. Esta tecnologia, é uma derivação da utilizada nas piscinas de PVC, já amplamente difundida no Brasil e, principalmente, nos EUA.

Esta solução é inovadora porque cria-se uma nova superfície impermeabilizante (manta de PVC), totalmente independente das paredes internas do reservatório, que passam a trabalhar como “fôrma” para o bolsão de PVC. Sendo assim, casos de reservatórios muito antigos, com suas paredes internas em mau estado, precisando de uma regularização completa com argamassa antes de receber a impermeabilização, são recuperados em tempo recorde com um custo muito menor, bastando apenas uma limpeza interna antes da colocação do laminado.

Como os laminados flexíveis de PVC são termoplásticos que apresentam uma ótima elasticidade, estes movimentos estruturais não comprometem a impermeabilização e, são totalmente absorvidos, sem perda das características físicas do material.

A norma técnica que se aplica para a impermeabilização com manta de PVC e indica os cuidados a serem tomados para o sucesso da obra é a NBR 9690.

Obras realizadas por entidades com a Geomembrana de PVC

  • Praia artificial (piscinão de Ramos e São Gonçalo) – Rio de Janeiro/RJ;
  • Gávea Golf and Country Club – revestimento de três reservatórios que constituem a represa;
  • Prefeitura de Niterói.

Reparos em reservatório de água

Geostank - Impermeabilização

Geostank - Impermeabilização

Busca qualidade para sua obra?